×

Copa do Mundo: Relembre jogos que entraram para a história do futebol

por Redação


Postado em 30 November -1 as 00:12 Horas



A Copa do Mundo está chegando. Restando 5 dias para o principal torneio de seleções, o Campeones está preparando uma série de especiais sobre a competição.

O torneio disputado desde 1930 teve diversos momentos marcantes, polêmicos e emocionantes. Grandes jogos, viradas e até goleadas entraram para a história da competição.

Relembre alguns dos principais jogos da história das Copas do Mundo:

Brasil 4×1 Itália – Final da Copa do Mundo de 1970

Após perder a Copa de 1966, o Brasil voltou com tudo para 1970 em busca do tricampeonato. Na que foi a última Copa de Pelé, vitória brasileira. A seleção mostrou um futebol envolvente e bateu algumas das principais seleções do mundo até chegar na grande decisão contra a Itália.

Pelé abriu o placar e o Brasil viu os italianos empatarem ainda na etapa inicial. Mas inspirados, os brasileiros voltaram com tudo no segundo tempo para buscarem a virada, com um gol marcante de Carlos Alberto Torres, que fechou a goleada.

Italia 4×3 Alemanha – Copa do Mundo de 1970

Na mesma Copa de 70, a Itália bateu a Alemanha na semifinal do torneio. O jogo histórico ficou marcado não só pelos 7 gols do jogo, como também pela maneira que o placar foi formado.

A Itália abriu o placar no começo do jogo com Boninsegna. Schnellinger empatou para os alemães aos 45 do segundo tempo. Na prorrogação, uma chuva de gols: virada alemã para 2 a 1, virada italiana para 3 a 2, até que a vitória por 4 a 3 dos italianos foi decretada.

Brasil 1×2 Uruguai – Copa do Mundo de 1950

O Brasil buscava sua primeira Copa do Mundo e, em casa, tinha tudo para conquistar o título. Enfrentava Uruguai, que já era uma vez campeão do torneio e tinha mais tradição na época.

A equipe abriu o placar com Friaça. O título era praticamente certo já que até com o empate o Brasil era campeão. Mas os uruguaios buscaram a virada e levaram o título, frustrando os milhares de brasileiros que lotaram o Maracanã.

Alemanha 3×2 Hungria – Copa do Mundo de 1954

A Hungria era a maior potência do futebol mundial em 1954. A seleção de Puskas encantava o planeta com um futebol envolvente e era favorita contra a Alemanha.

Mas os alemães mostravam força e conjunto para baterem os húngaros, que abriram 2 a 0 no placar, mas viram a Alemanha buscar a virada e conquistar seu primeiro título de Copa do Mundo.

Brasil 2×3 Itália – Copa do Mundo de 1982

O Brasil chegava para a Copa de 82 como grande favorito ao título. Sem conquistar um título de Copa desde 1970, a equipe chegava ao torneio com uma geração técnica e com expectativas de encantar o mundo do futebol.

O futebol bonito foi demonstrado, mas a seleção perdeu para a Itália, que era mais pragmática e parou o ataque brasileiro. Vitória por 3 a 2 dos italianos, que eliminaram o Brasil na 2ª fase e seguiu no torneio rumo ao título.

França 3×0 Brasil – Copa do Mundo de 1998

Defendendo o título mundial da época, o Brasil buscava o bicampeonato contra a França, que era a anfitriã do torneio em 98. A seleção chegava fortalecida em comparação ao time de 94, mas passou por uma de suas maiores decepções no torneio.

Os franceses estavam motivados e buscando o título inédito e engoliram a seleção brasileira: 3 a 0 para os europeus, que entravam para a galeria de campeões do mundo.

Inglaterra 4×2 Alemanha Ocidental – Copa do Mundo de 1966

A até hoje mais polêmica Copa do Mundo aconteceu na Inglaterra. A seleção da casa buscou o título inédito, mas até hoje tem seu título contestado pela partida contra a Alemanha na final.

Quando o jogo estava empatado em 2 a 2, Hurst acertou o travessão. Depois, a bola bateu na linha e o juiz afirmou gol aos ingleses, causando reclamação dos alemães, que ainda levaram o quarto gol e ficaram com o vice.

Brasil 1×7 Alemanha – Copa do Mundo de 2014

Jogando diante a sua torcida no Mineirão, o Brasil foi vítima do maior vexame de uma seleção na Copa do Mundo. A equipe buscava uma vaga na final e teria que passar pela Alemanha, mas acabou vendo o sonho do hexa ir por água abaixo.

Os alemães não deram chances ao Brasil. Abriram o placar nos primeiros minutos de jogo e começaram o massacre com gols seguidos. O primeiro tempo terminou com o placar de 5 a 0, que ficou mais elástico ao final dos 90 minutos, culminando no 7 a 1.

Brasil 5×2 Suécia – Copa do Mundo de 1958

Após o vice-campeonato em 1950, o Brasil tinha a chance de dar a volta por cima oito anos depois. A equipe enfrentava a Suécia, uma das potências da época, em um jogo que prometia ser complicado.

Mas com Pelé inspirado, tudo ficou mais fácil. A equipe buscou uma goleada histórica: 5 a 2, na que até hoje é a maior goleada em uma final de Copa do Mundo. Título inédito para o Brasil, que começava a buscar seu reinado no futebol mundial.

Compartilhe: