×

Eliminação escancara crise do Bayern de Munique e falta de protagonismo na Champions

por Rodrigo


Postado em 14 March 2019 as 23:11 Horas



A eliminação do Bayern de Munique foi assunto nos principais jornais da Alemanha nesta quinta-feira. Não só o fato de o Bayern perder para o Liverpool, mas também a forma que o Borussia Dortmund também foi eliminado diante do Tottenham, sem falar da humilhação do Manchester City ao Schalke 04.

 

A temporada da Liga dos Campeões para os clubes alemães foi catastróficas e com derrotas marcantes. No entanto, a atenção vai para o mais tradicional time da Alemanha, que é o Bayern de Munique. A equipe venceu as últimas seis edições da Bundesliga, mas ainda clama por maior representatividade em competições europeias.

 

A última conquista do Bayern na Champions foi no ano de 2013. Desde então, são sucessivos fracassos com vários treinadores, incluindo o badalado Pep Guardiola. O tom na Alemanha é de grande ressaca após a eliminação do Bayern de Munique, mas os jornais não deixaram de lembrar das quedas do Dortmund e Schalke, também contra times ingleses.

 

Os jornais mostram que a crise que se encontra a Seleção da Alemanha é o retrato do que acontece com os principais clubes da Bundesliga. Em um campeonato cada vez mais enfraquecido, os times mais tradicionais estão perdendo espaço no cenário continental para outros times de polos mais poderosos, como a Premier League.

 

“O que aprendemos nas oitavas de final foi que o futebol alemão encolheu consideravelmente. Ele não tem mais um lugar entre os grandes clubes na competição mais importante da Europa", disparou a Der Spiegel.

 

“Com oito meses de atraso, nós vimos no futebol de clubes o que já era óbvio desde que assistimos às atuações da seleção na Copa do Mundo 2018: o futebol alemão ficou para trás", complementou.

O Bild-Zeitung também bateu forte. “O futebol alemão se tornou de 2ª classe na Europa. [...] O Bayern e a Alemanha precisam de uma virada radical para se tornarem aptos a competir pelos grandes títulos novamente", salientou.

A revista “Kicker”, um dos veículos esportivos mais tradicionais da Alemanha detonou o futebol do Bayern diante do Liverpool. Depois de segurar os ingleses em Anfield, o Bayern precisava de uma simples vitória, mas acabou sendo dominado em grande parte do jogo e tomou um 3 a 1 dando adeus à competição.

"Não houve plano, não houve coragem: Bayern está fora. [...] Mesmo quando o placar estava 1 a 1, o Liverpool dominava o jogo e ficava a maior parte do tempo no campo de ataque. [...] Os ingleses foram mais rápidos, mais ágeis e melhores com a bola. O 2 a 1 e depois o 3 a 1 pareceram um resultado bastante lógico", analisou.

A mudança no Bayern está por vir. O treinador Niko Kovac não deve permanecer no clube, mas existem uma leve possibilidade de ele ficar, caso o Bayern vença a Bundesliga. O time alemão divide a liderança do torneio com o Borussia Dortmund. Agora, o elenco passará por fortes mudanças. Robben e Ribéry não irão ficar, e nomes como Pavard já está contratado, mas novos nomes podem aparecer.

 

Em meio à crise do Bayern, o clube precisa se reinventar nesse processo complicado que o time está vivendo. Sem muitas soluções na base, o Bayern deve vir forte no mercado para buscar novos reforços. O investimento promete ser alto com o objetivo de tentar recuperar esse protagonismo no cenário europeu. Mesmo assim, a atual situação dos clubes alemães é bastante preocupante.

 

Compartilhe:


Card image cap
Rodrigo
Editor

Quando você ouve que o futebol vai além do que se vê é porque existem pessoas como esse cara. Rodrigão é nosso Guardiola. Acorda, come, vive e respira futebol europeu. Com passagens pelo Grupo Bandeirantes, vem dele a maioria das matérias especiais que você lê por aqui. Ah! Os trocadilhos infames também.

INSTAGRAM (Siga-nos)

@sejacampeones