Campeonato Holandês é encerrado sem campeão e sem times rebaixados

Após o governo holandês proibir partidas de futebol até setembro por conta da pandemia de Coronavírus, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou nesta sexta-feira que o Campeonato Holandês está encerrado

Após o governo holandês proibir partidas de futebol até setembro por conta da pandemia de Coronavírus, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou nesta sexta-feira que o Campeonato Holandês está encerrado e sem um campeão declarado e sem times rebaixados para a segunda divisão. Além disso, não haverá acesso aos times da segunda para a primeira divisão.

 

A decisão acontece um dia depois de a UEFA admitir publicamente que as ligas nacionais poderão ser encerradas de forma prematura diante de decisões governamentais que proibissem eventos esportivos durante a pandemia de Covid-19. Como o governo holandês proibiu qualquer evento esportivo até setembro, a federação local não teve outra saída e declarou o campeonato nacional como encerrado.

 

A UEFA tinha interesse de as ligas nacionais fossem encerradas até julho. Porém, com essa questão de estar proibido eventos esportivos na Holanda até setembro, não haveria tempo hábil para o encerramento da atual temporada do futebol local.

 

O Ajax, com 56 pontos, encerra o torneio como líder e a vaga garantida na próxima edição da Champions League. O segundo colocado AZ Alkmaar, também com 56 pontos, vai aos playoffs da Champions.