×
90 segundos de leitura

Convocadas! Seleção brasileira feminina está definida para o Mundial na França

por Tiê Leal


Postado em 16 May 2019 as 21:09 Horas



Destaques ficam para Marta, Cristiane e Formiga, que vai para a sua sétima Copa do Mundo

 

O técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Vadão, divulgou nesta quinta-feira (16), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, a lista das 23 jogadoras que irão vestir a amarelinha no campeonato mundial da categoria. O torneio será disputado na França nos meses de junho e julho e o Brasil está no grupo C, ao lado de Austrália, Itália e Jamaica.

A relação de atletas conta com jogadoras que marcaram história com a camisa da seleção, como a rainha Marta, seis vezes eleita melhor jogadora do mundo, Cristiane, maior artilheira da história do esporte nos jogos olímpicos e Formiga, que aos 41 anos, defenderá o Brasil pela sétima vez em uma Copa do Mundo, uma marca histórica.

Marta no torneio She Believes - Brasil 0x1 EUA - Foto: Laura Zago

Além do trio, a goleira Bárbara, destaque nas Olimpíadas Rio 2016 ao defender duas cobranças na disputa por pênaltis nas quartas de final contra a Austrália, também está na lista. Aos 31 anos, a jogadora do Kindermann, de Santa Catarina, irá disputar o mundial pela quarta vez na carreira.

O anúncio das atletas que irão defender o Brasil na Copa do Mundo na França foi feito de uma forma diferente. Antes do anúncio do técnico Vadão, alguns torcedores brasileiros revelaram a lista completa para o torneio. Confira no vídeo promovido pela CBF TV:

https://www.youtube.com/watch?v=AROrkvEwSVI

Na coletiva de imprensa, o treinador que está em sua segunda passagem na seleção feminina comentou sobre os adversários que irá enfrentar na primeira fase da competição:

- Austrália teve resultados muito bons nas últimas competições. É uma das favoritas nesta briga. E depois tem a Itália, que há pouco tempo não representava tanto em termos mundiais, mas houve grande investimento no futebol feminino. Uma Itália muito diferente do torneio de Manaus, quando fez a final com o Brasil. Temos a Jamaica, que é surpresa, pois nunca tinha participado, já tínhamos visto vários jogos. É uma equipe que não foge da característica do futebol africano, muita estatura, atacantes altos, que sabem proteger. A nossa chave é muito equilibrada, todo cuidado é pouco e a dificuldade haverá para todas elas - disse.

Apesar do péssimo retrospecto recente, com nove derrotas nos últimos nove jogos, Vadão está confiante em uma boa companha brasileira na Copa do Mundo:

- Nosso otimismo está na cabeça de cada um de nós, de cada uma das meninas. Nossa expectativa é altamente positiva, temos atletas de qualidade ímpar. Hoje se fala muito de plano tático, que é imprescindível. Temos atletas que podem resolver problemas com jogadas individuais, coisa que pouca gente tem. Nós temos esse privilégio. Estamos otimistas de fazer uma grande campanha e buscar esse almejado título mundial. Saímos mais preparados. Os amistosos estão no passado, o presente é o que vale - completou.

Vadão em coletiva de imprensa na sede da CBF - Foto: Laís Torres/CBF

A preparação da delegação será feita não na França, mas em Portugal. A cidade escolhida foi Portimão, localizada a mais de 1.800 quilômetros de Grenoble, onde o Brasil irá fazer a sua estreia no torneio. A definição do local português foi feita levando-se em consideração o clima e o fuso horário. A comissão técnica e as jogadoras chegarão no dia 22 de maio e ficarão até o 5 de junho, quando viajarão para a cidade francesa.

O primeiro jogo da seleção no grupo C será no dia nove de junho contra a Jamaica, depois enfrenta a Austrália em Montpellier no dia 13 e encerra a primeira fase diante da Itália no dia 18 em Valenciennes.

Confira a seguir a lista completa das 23 atletas que irão defender o Brasil no Mundial na França:

Goleiras:

Aline - UD Granadilla Tenerife (Espanha)

Bárbara - Avaí/Kindermann (Brasil)

Letícia - Corinthians (Brasil)

 

Defensoras:

Camila - Orlando Pride (EUA)

Érika - Corinthians (Brasil)

Fabiana - Internacional (Brasil)

Kathellen - FC Bordeaux (França)

Letícia - Sportclub Sand (Alemanha)

Mônica -  Corinthians (Brasil)

Tamires - Fortuna Hjorring (Dinamarca)

Tayla - Benfica (Portugal)

 

Meio-campistas:

Adriana - Corinthians (Brasil)

Andressinha - Portland Thorns (EUA)

Formiga - Paris St Germain (França)

Thaisa - Milan (Itália)

 

Atacantes:

Andressa Alves - Barcelona (Espanha)

Bia Zaneratto - Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Cristiane - São Paulo (Brasil) 

Debinha - North Carolina Courage (EUA)

Geyse - Benfica (Portugal) 

Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)

Marta - Orlando Pride (EUA)

Raquel - Sporting Club Huelva (Espanha)

Compartilhe:


Card image cap
Tiê Leal
Repórter

Carioca e apaixonado por esporte desde o nascimento. Futebol e basquete sempre estiveram presentes na minha vida e procuro sempre informar de maneira precisa os fatos e a magia do esporte, como radialista ou repórter web. Gosto de times marcantes, que produzam um jogo envolvente e ofensivo, com muitas opções de jogadas. A intensidade do futebol inglês me impressionou nos últimos anos e o Liverpool de Klopp e o City de Guardiola são duas belas filosofias de jogo na minha visão.

INSTAGRAM (Siga-nos)

@sejacampeones