O fenômeno Haland causa alvoroço na Europa pelo faro de gol

Erling Haland é o atacante que está dando o que falar na atual temporada do futebol europeu. Aos 19 anos, o jovem norueguês tem realizado uma grande temporada, principalmente desde quando foi anunciado em janeiro pelo Borussia Dortmund.

Erling Haland é o atacante que está dando o que falar na atual temporada do futebol europeu. Aos 19 anos, o jovem norueguês tem realizado uma grande temporada, principalmente desde quando foi anunciado em janeiro pelo Borussia Dortmund. São sete gols em 10 jogos oficiais pelo Dortmund, mas se você somar também a primeira metada da temporada na qual ele representou o RB Salzburg, a joia norueguesa soma 39 gols!

Curiosamente, o Haland é filho do ex-zagueiro e também volante Alf-Inge Haland, que defendeu a Seleção na Noruega nos anos 90 e também ficou conhecido por defender importantes clubes da Inglaterra como o Nottingham Forest, Leeds United e Manchester City, sem mencionar que ele ganhou ainda mais fama pela rivalidade com o ex-volante Roy Keane no começo dos anos 2000, que resultou na sua aposentadoria precoce, após o volante do United acertar uma entrada criminosa na sua perna, que sofreu várias fraturas. 

Mudando de assunto, Erling Haland tem se mostrado um goleador nato, apesar da pouca idade. Além disso, ele mostra ser um centroavante rápido, inteligente e que sabe se posicionar. Isso explica muito o número elevado de gols da jovem joia norueguesa nesta temporada europeia. São poucos hoje na posição dele que consegue dar uma aula de posicionamento tático para marcar gols. 

Contra o PSG, Haland marcou os dois gols da vitória do Dortmund no jogo de ida da fase de oitavas de finais da Liga dos Campeões. O mais curioso é que Haland tem 1,94 de altura e mesmo com a alta estatura, o jogador mostra ser rápido e mortal para marcar seus gols, sem falar na sua movimentação que acaba deixando a zaga adversária na saudade. 

Os números são de ficar de queixo caído? Como um centroavante de 1,94 consegue ser tão mortal. Haland reúne as principais características de um grande centroavante: é alto, rápido, sabe se posicionar e sabe muito ler a jogada e o comportamento dos defensores rivais. Trata-se da contratação com maior custo-benefício da temporada! O Dortmund pagou 20 milhões de euros e ficou com a joia norueguesa. Por conta do seu sucesso, hoje Haland vale o triplo do valor que o Borussia desembolsou para contratá-lo. Será que vai ser um sucesso? Nem é preciso responder.