×
90 segundos de leitura

UEFA anuncia criação de um novo torneio de times para 2021

por Redação


Postado em 03 December 2018 as 02:02 Horas



No último domingo, a UEFA anunciou a criação de uma nova liga europeia a partir da temporada 2021/22. Trata-se da “Liga Europa 2”, que será uma espécie de “Série C” das competições europeias. O novo torneio será nos mesmos moldes que é disputado a atual edição da Liga dos Campeões.

A ideia da entidade é dar mais chances para times menos tradicionais a ter uma oportunidade de poder disputar uma competição europeia. Vale também lembrar que com a criação deste novo torneio, a Liga Europa passará a ter 32 times assim como a Liga dos Campeões.

O novo torneio consiste na participação de 32 times distribuídos em oito grupos de quatro equipes. O primeiro colocado de cada grupo avança automaticamente para as oitavas de finais, enquanto os segundos colocados vão disputar um playoff adicional contra as equipes que ficaram em terceiro lugar na fase de grupos da Liga Europa.

Além disso, vale destacar que os jogos da competição serão disputados às quintas-feiras, mas em um horário que não entre em conflito com os jogos da Liga Europa. Sendo assim, as partidas devem começar no início da tarde na Europa.

A nova competição contará com 141 partidas durante 15 semanas, exatamente como a Liga Europa. De acordo com Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, o novo torneio “nasceu do constante diálogo com os clubes através da Associação Europeia de Clubes” e tornará “as competições de clubes da UEFA mais inclusivas do que nunca, com mais jogos para mais clubes e com mais federações representadas na fase de grupos”.

Sobre a final, ela será disputada numa quarta-feira, justamente na mesma semana em que acontecem as outras decisões da Liga Europa (quinta-feira) e da Liga dos Campeões (sábado). O vencedor da Liga Europa 2 ainda garantirá o acesso automático para a disputa da Liga Europa na próxima temporada.

Com este novo torneio, a intenção da UEFA é dar maior representatividade aos países que fazem parte da entidade. Além disso, a competição servirá com mais um novo impulso para os times considerados menores, já que todos os participantes terão uma premiação por resultados expressivos.

Compartilhe: