×
90 segundos de leitura

Veja quais são as maiores hegemonias de títulos do futebol europeu

por Mohamed


Postado em 31 August 2019 as 20:08 Horas



Diferentemente do que acontece em outros continentes, na Europa existe uma menor variação de campeões nas principais ligas. Algumas equipes disparam como grande favoritas em seus países, criando uma certa hegemonia.

Os mais famosos casos são da Itália e da Alemanha, onde Juventus e Bayern de Munique dominam o cenário local. A Juve conquistou os últimos 8 campeonatos, enquanto os bávaros levantaram as últimas 7 Salvas de Prata.

Entretanto, a dupla ainda está longe de ter a grande hegemonia de seu país se for olhar todo o continente europeu.

O país que tem a maior hegemonia de um time é Belarus. Por lá, o Bate Borisov conquistou os últimos 13 campeonatos nacionais.

As diversas conquistas fazem com que o Bate seja figurinha carimbada nas competições internacionais. O Bate sempre está envolvido em fase de grupos da Champions League ou da Europa League.

Quando disputa a Champions, seu poder econômico dispara em relação aos demais concorrentes de Belarus, que não conseguem receber a mesma quantia milionária que o principal time do país. Assim, a distância do clube para os adversários aumenta, criando uma hegemonia gigante. 

Na temporada passada, por exemplo, o Bate foi campeão com 9 pontos a mais que o Shakhtyor, vice-campeão. Em 2016, a diferença foi de 11 pontos. 

Octacampeões, aparecem quatro times. Além da Juve, o Ludogorets no Campeonato Búlgaro, o The New Saints no Campeonato Galês, e o Celtic no Campeonato Escocês têm 8 títulos consecutivos e também dominam as suas ligas.

O Bayern de Munique é heptacampeão alemão e está atrás nessa lista de tempo em que domina a sua liga nacional, mas também com um grande destaque em relação aos adversários.

Compartilhe: